Aquário natural de água doce do Pantanal
O Aquário do Pantanal que será construído pelo governo do Estado, será o maior de água doce do mundo, e terá o maior laboratório do Brasil para estudos dos peixes ecossistema pantaneiro e região, tornando-se referência internacional para pesquisadores e cientistas.
Após apresentar um valor de R$ 84,7 milhões para sua construção, a empresa Egelte foi a vencedora da concorrência.
O projeto consiste de um complexo de 18,6 mil m², com uma estrutura metálica em arco coberto por chapas côncavas de zinco. A estrutura terá 90 m d comprimento por 18 de altura.
Com um amplo saguão equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurantes, lanchonetes, biblioteca e bancada de interação, com iluminação natural e captação de energia solar, sua estrutura ecologicamente correta reutilizará água da chuva para os aquários. O empreendimento deverá abrigar 263 espécies de peixes em 20 tanques, com 4.275 milhões de litros de água. Serão 16 tanques internos, cinco externos e um ambiente especial para sucuris. Nos tanques externos ficarão plantas nativas da região pantaneira, lontras, jacarés e ariranhas.
Vista da entrada principal
Área interna do saguão
Bancada de interação
Aquários
Aquário
Passarela
Vista panorâmica
Ruy Ohtaki